Um Planeta em Seu Giro Veloz
- linhaseestrelas
- 26 de jul. de 2020
- 3 min de leitura
𝒜𝓊𝓉𝑜𝓇: Madeleine L’Engle
𝒫𝒶𝑔𝒾𝓃𝒶𝓈: 272
𝒫𝓊𝒷𝓁𝒾𝒸𝒶𝒸𝒶𝑜: 2018
𝐸𝒹𝒾𝓉𝑜𝓇𝒶: HarperCollins Brasil
Tudo começa com o jantar do Dia de Ação de Graças nove anos depois dos acontecimentos de Um Vento a Porta. Meg (atendendo nossas expectativas) está casada com Calvin e juntos esperam o primeiro filho, Charles Wallace tem quinze anos, aparentando ter 12, os gêmeos estão na faculdade (Dennys, medicina e Sandy, direito), os pais continuam os mesmos pesquisadores, famosos e importantes, de sempre.
Todos estão presentes na casa, menos Calvin que está em um congresso, mas em seu lugar, sua mãe se faz presente. No meio da noite, durante a ceia, o Sr. Murry recebe uma ligação do presidente dos Estados Unidos, que desesperadamente pede ajuda, pois um ditador, chamado Mad Dog Branzillo, de um país (fictício) na América do Sul deseja iniciar uma grande guerra com um ataque. Apesar do pedido não a nada que se possa fazer, a não ser rezar para que algo mude a mente do homem.
Após essa ligação uma sensação maléfico cai sobre a casa, e imediatamente a Mamãe O’Kefee invoca uma antiga runa de proteção contra as trevas, nesse instante Charles Wallace recebe então a missão de resolver esse problema do ditador, utilizando sua inteligência e determinação.
Um pouco mais tarde Charles vai ao jardim, enquanto Meg segue para o seu quarto acompanhada do novo cachorro da família, os dois irmãos começam a desvelar (não sei explicar muito bem, então melhor você ler) e quando o garoto invoca a runa surge na pedra de observação um Unicórnio, que se apresenta como Gaudior.
Gaudior explica o que deverá ser feito e o conduz a uma viagem no tempo e espaço, para que possam encontrar, em algum lugar, um Pode-Ter-Sido, aquele instante que se algo diferente fosse feito o futuro poderia ser outro.
Em todo o tempo eles precisam ser cuidadosos, pois enquanto Charles Wallace passa a se tornar parte dos cenários que eles visitam (um indígena, um príncipe europeu, um colono amigo, um escritor apaixonado, um irmão mais velho etc...), conhecendo a história por trás de uma família que tem raizes muito mais profundas do que se pode imaginar, os Ectrois (os seres malignos) querem atrapalhar a dupla para que o Pode-Ter-Sido nunca seja achado e a humanidade finalmente chegue ao fim.
⚜️ 𝓐𝓭𝓱𝓪𝓻𝓪 ⚜️⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
Eu gosto muito da doideira dessa coleção, a mistura de várias ciências tendo a teologia como “central” é muito boa. Nesse livro pude identificar a história de Caim e Abel (não sei se foi coisa da minha cabeça) e me agradou muito o desenvolver da autora em torno disso.
Os personagens do passado são bem desenvolvidos (fiquei com vontade de conhecer mais sobre alguns deles) e a ligação deles com o presente é fantástica e inesperada (pelo menos para mim).
Mas, Um Planeta em Seu Giro Veloz não é só uma história de fantasia de um garoto viajando no tempo junto com um unicórnio, a autora, de forma simples, nos introduz a história e a ciência social, mostrando o quanto é importante saber sobre o passado para se construir o futuro, e com isso acaba fazendo uma crítica à quando os europeus colonizaram os Estados Unidos utilizando-se da intolerância religiosa, o que causou grandes impactos sociais (não só não EUA, também podemos trazer essa crítica a fundação do nosso país, o Brasil).
Como já disse à obra possui um centro teológico e Madeleine usa esses princípios para dar uma lição final muito importante, de que o amor é a chave para o desenvolvimento de qualquer nação, família e pessoa.
Comments