top of page

Sherlock Holmes Volume 2

  • Foto do escritor: linhaseestrelas
    linhaseestrelas
  • 6 de ago. de 2020
  • 3 min de leitura




𝒜𝓊𝓉𝑜𝓇: Sir Arthur Conan Doyle

𝒫𝒶𝑔𝒾𝓃𝒶𝓈: 400

𝒫𝓊𝒷𝓁𝒾𝒸𝒶𝒸𝒶𝑜: 2016

𝐸𝒹𝒾𝓉𝑜𝓇𝒶: HarperCollins Brasil


Contos

O sumiço de um cavalo premiado e a morte de seu treinador. Um marido apaixonado, mas desconfiado da mulher e um rosto amarelo na casa do vizinho. Um contador de uma empresa misteriosa e um golpe elaborado. Um navio naufragado e seus marinheiros ocultos. Uma família antiga com um grande tesouro e um homem ganancioso. O velho e seu filho e uma disputa por terras. Um coronel morto, sua esposa, um amor antigo misterioso e um pequeno animal. Um médico, seu paciente e um bando de ladroes vingativos. O intérprete grego, um misterioso sequestro, uma família em cativeiro e um romance tóxico. Uma missão sigilosa, documentos roubados e uma traição gananciosa. A famosa disputa entre as duas mentes mais incríveis do mundo, Sherlock Holmes e Moriarty.


O Cão dos Baskerville

Quando Dr. Mortimer, um médico do campo, deixa sua bengala na Baker Street, Sherlock e Watson iniciam por meio da arte da dedução um pequeno treinamento. Mas é no dia seguinte com a chegada do dono da bengala ao apartamento pedindo os conselhos de nosso detetive sobre o assunto, que para muitos é considerado sobrenatural e extremamente perigoso, envolvendo a morte de seu amigo e a vinda do novo dono da mansão, que a verdadeira investigação começa.

Três meses atrás o baronete Sir Charles Baskerville, um homem rico e gentil, veio a encontrar o fim em uma morte trágica e súbita, com aspectos óbvios e ao mesmo tempo misteriosos, mas o que mais intriga é a pequena, e quase invisível, assinatura da criatura que protagoniza a maldição do cão demoníaco, que desde a demonstração de crueldade de um dos antepassados assombra a família.

Agora que um novo Baskerville, Sir Henry, tomará posse do título, algo deve ser feito sobre sua segurança, já que devido a avisos desesperados de um anjo amigo e a perseguição de um homem de barba preta, corre perigo. Watson recebe a missão de acompanhar o jovem baronete na Mansão Baskerville, localizada nos sombrios e melancólicos pântanos de Devonshire, zelando por seu bem estar e observando os possíveis suspeitos, que se limitam aos empregados da mansão Sr e Sra Barrymore, que servem a família a gerações, um criado, dois fazendeiros da redondeza, e os vizinhos Dr. Mortimer e sua esposa, Sr Stapleton e a irmã e Sr Frankland.

Sherlock permanece afastado e é por meio dos relatórios de seu amigo que analisa o caso. Com o passar dos dias o mistério envolvendo o futuro de Sir Henry se torna mais enevoado e as supostas aparições do cão e suas marcas pela região não ajudam as deduções. Logo um condenado da prisão foge e se esconde no pântano, trazendo temor aos poucos moradores, mas ao final isso se revela algo bom.

Aos poucos a rede vai se fechando em torno de um dos suspeitos e o depoimento de uma testemunha pode mudar o rumo desse mistério sobrenatural.

⚜️ 𝓐𝓭𝓱𝓪𝓻𝓪 ⚜️⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️

Não posso fazer uma resenha detalhada dos contos, pois acabaria dando muitos spoilers, afinal são bem curtinhos vere rápidos de ler. Darei um destaque especial ao último conto que me chocou bastante, achei que para o que aconteceu poderia haver um melhor desenvolvimento do autor, foi tudo muito rápido e não explicado. Os outros contos são gostosinhos de ler, alguns melhores do que outros, então aqui vai minha nota para cada um:

Silver Blaze - 5⭐️

O Rosto Amarelo - 4,5⭐️

O Corretor - 3⭐️

Gloria Scott - 4⭐️

O Ritual de Reigate - 4⭐️

O Aleijado - 4,5⭐️

O Paciente Interno - 3,5⭐️

O Intérprete Grego - 5⭐️

O Tratado Naval - 4,5⭐️

O Problema Final - 3⭐️

Falando sobre o romance, O Cão dos Baskerville, eu me arrepiei, quando o personagem do médico chega e conta a lenda fiquei com um pouco de medo. A ambientalização do pântano melancólicos sombrio com a junção da lenda e dos antepassados deixa a história mais emocionante. Dr Watson acaba roubando a cena se tornando o principal detetive e graças a sua marcante participação a investigação de Holmes é facilitada e o suspeito é aos poucos (ou no caso de Sherlock, meio obviamente) revelado.

O desenrolar das coisas é lento e os fatos para uma investigação são realmente bobos e pequenos, o que deixa tudo mais difícil. Todos os suspeitos são cogitados, além da possibilidade da existência de uma força realmente sobrenatural e maligna.

Em suma o final me surpreendeu, apesar de já estar tão acostumada com os métodos de Sherlock que acabo desvendando o mistério antes mesmo dele ( estou ficando boa na arte da dedução kkkkk)

Comments


  • Instagram
bottom of page