top of page

Orgulho e Preconceito

  • Foto do escritor: linhaseestrelas
    linhaseestrelas
  • 28 de mai. de 2020
  • 3 min de leitura


𝒜𝓊𝓉𝑜𝓇: Jane Austen

𝒫𝒶𝑔𝒾𝓃𝒶𝓈: 424

𝒫𝓊𝒷𝓁𝒾𝒸𝒶𝒸𝒶𝑜: 1813/2018

𝐸𝒹𝒾𝓉𝑜𝓇𝒶: Martin Claret


Em uma época onde as mulheres não tinham direto a basicamente nada 5 irmãs são jogadas a sorte de um casamento vantajoso para poderem se sustentar.

Quando a mansão de Netherfield Park é alugada por Charles Bingley, um jovem rico, e suas irmãs, cunhado e amigo o condado se renova e principalmente as esperanças da Sra. Bennet de um futuro melhor para uma de suas filhas (destacando Jane, a mais velha).

Em um baile público as pessoas são apresentadas aos novos moradores e se sentem intimidados pelo amigo ali presente, Sr. Darcy, julgando seu caráter como orgulhoso e arrogante, nossa personagem principal, Elizabeth Bennet bate de frente com esse jovem. Charles acaba se interessando por Jane (sonho realizado da Sra. Bennet) e isso leva a mãe da menina bolar diversos planos para juntá-los, em um desses a garota acaba doente na casa dos Bingley e sua irmã Lizzy cuida dela ficando perto durante toda a estadia.

Nesse tempo que ela passa em Netherfield, Darcy começa a sentir algo por ela (muito fofo) o que deixa as coisas estranhas entre todos. Logo Jane melhora e as duas voltam para Longbourn, recebendo a,ilustre e não querida, presença do primo (o que herdara toda a propriedade do Sr. Bennet) Sr. Collins que busca em meio as primas uma esposa para viver com ele no presbitério em Rosings, onde vive sobre a pretoria de Lady Catherine (que por acaso é tia de Darcy, mas deixemos isso para um pouco mais adiante).

Com tudo isso a milícia chega a Maryton trazendo Sr.Wickham, que por acaso é um antigo “inimigo” de Darcy, o que piora a situação do nosso nobre cavalheiro, pois o militar resolve expor o seu lado de uma rixa.

Outro baile acontece, mas dessa vez um particular elaborado pelos Bingley, altas coisas acontecem (vou deixar vocês lerem pra saber kkkk) e dias depois Lizzy recebe a proposta de matrimônio do primo, recusando imediatamente, mas Collins não sairá dali sem uma esposa, então propõe Charlotte Lucas (melhor amiga de Lizzy), que aceita sem melhores perspectivas.

De repente Netherfield é desocupada e isso acaba separando o casal (Jane e Charles), trazendo imensa tristeza para ambos. Jane resolve ir para Londres tentar consertar seu coração partido e junto com ela Lizzy se atreve a visitar a nova Sra.Collins.

Em Rosings Elizabeth mostra um temperamento forte perante Lady Catherine o que deixa a velha senhora desconfortável (uma boa impressão acho que ela não teve kkkk), mas o pior ainda está por vir quando Darcy chega a mansão junto com o primo coronel. Lizzy descobre que foi Darcy quem separou a irmã de Bingley e juntado com a história de Wickham ela fica furiosa com ele, mas ele acaba quebrantando o coração dela com uma carta explicativa.

Lizzy volta pra casa, mas não por muito tempo, pois sem demora viaja com os tios (Sr e Sra. Gardiner) para (olha que coincidência!!) o condado onde fica a Pemberly, mansão de Darcy. Lá então ela percebe que o seus sentimentos por ele mudaram e aos poucos os dois se aproximam mais (super fofo todo o esforço da parte dele de se misturar ao mundo dela e quebrar o próprio orgulho 🥰). Esse clima é cortando quando ela recebe uma carta dizendo que Lydia (uma das irmãs mais novas) fugiu com Wickham, enquanto esta estava de viajem com os amigos, os Fosters. Imediatamente ela volta pra Longbourn e ali permanece até a situação ser resolvida (o que levou um toque de Darcy). Coisas aqui, coisas lá... Bingley volta para Netherfield e com muita alegria declara seu amor a Jane, que o recebe com mais felicidade ainda.

Além disso Darcy também se arrisca (de novo 😏), mas dessa vez o final é diferente.


⚜️ 𝓐𝓭𝓱𝓪𝓻𝓪 ⚜️⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️

Uma palavrinha *MARAVILHOSO* , já tinha lido outros romances de época, mas nunca um da rainha deles (Jane Austen). Eu sempre amei o filme, por mostrar uma garota inspiradora e uma história de amor que evolui, afinal eles não se suportavam e por causa da gratidão e do tempo nasceu um amor sincero. Ela é preconceituosa em muitos aspectos e ele é orgulhoso... daí o nome do livro.

A linguagem é meio complicada, eu admito que em algumas partes tive quer ler mais de cinco vezes até entender o que ela queria dizer. Não é um livro pra iniciantes na leitura, mas quem já é mais maduro vai se apaixonar muito.

Comments


  • Instagram
bottom of page