top of page

A Abadia de Northanger

  • Foto do escritor: linhaseestrelas
    linhaseestrelas
  • 24 de jun. de 2020
  • 3 min de leitura




𝒜𝓊𝓉𝑜𝓇: Jane Austen

𝒫𝒶𝑔𝒾𝓃𝒶𝓈: 263

𝒫𝓊𝒷𝓁𝒾𝒸𝒶𝒸𝒶𝑜: 1817/ 2018

𝐸𝒹𝒾𝓉𝑜𝓇𝒶: Martin Claret


Catherine Morland não tem nada de especial, é apenas uma garota de 17 anos que vive em uma casa simples no campo junto com seus pais e os outros (9 ou 10) irmãos e que adora ler romances. Apesar disso em um dia a família Allen (que é formada só pelo Sr e Sra Allen) resolve levar a menina para conhecer o mundo e a primeira parada é Bath.

Em Bath ela é apresentada a sociedade e começa a frequentar bailes, teatros, balneários, sua estadia muda quando Cathy conhece Isabella Thorpe, uma moça apenas alguns anos mais velha, as duas rapidamente se tornam amigas e o laço fica ainda mais forte quando o irmão de Cathy, James, chega na cidade junto com John Thorpe e reforça que a amizade delas é de seu muitíssimo agrado (adiantando um pouco, James é louco de amores por Isabella).

Em um baile Catherine junto com a Sra Allen acaba esbarrando em Henry Tilney, um jovem incrivelmente educado e simpático que as conquista imediatamente com seu vasto conhecimento de musselinas. Algumas danças e momentos de conversa já são suficientes para que no coração romântico de Cathy nasça uma chama.

Aos poucos nossa heroína começa a ter a atenção disputada por John Thorpe (que cai entre nós, é um chato de galocha), mas sua afeição já pousou em outro cavalheiro. Além de Henry, Cathy conhece Eleanor Tilney, irmã do rapaz, com quem ela também cria uma amizade, que a leva a ter dias de caminhadas com os dois e a um convite inesperável da parte do General Tilney, pai dos jovens, alguns dias em sua casa a Abadia de Northanger.

Cathy sai de Bath com certa preocupação, pois enquanto sua amizade com os dois Tilneys era cultivada, Isabella se tornou noiva de James, mas flertava descaradamente com Frederick Tilney, o irmão mais velho. Na Abadia as fantasias da heroína corre solta, afinal seu anfitrião, Henry, lhe abriu as portas da imaginação, colocando em sua mente ideias saídas de romances góticos. O problema é que a Sra Tilney, esposa do General, morreu de forma “misteriosa”, muito rapidamente e seu quarto e seus objetos pessoais foram tirados da vista do marido.

Uma casa como Northanger pode guardar muitos segredos, mas também pode não guardar nada de especial e quando “sem querer” confronta Henry sobre tal assunto Carherine descobre que é apenas uma abadia antiga e que nenhum fantasma a assombra.

Cathy passa dias felizes ao lado de seus amigos, indo até mesmo conhecer a simples casa de Henry, mas toda a alegria lhe é tirada quando uma cartas de seu irmão chega informando que o noivado com a Srta Thorpe foi rompido devido ao mal caráter da mesma, que agora se diz noiva de Frederick (o que por sorte é apenas um mal entendido, Frederick se recusa a casar com ela, podemos dizer que ele só queria se divertir e depois jogar fora). Além disso em uma noite o General, que antes tanto se esforçava para agradar a garota, chega de Londres com tamanha ira que manda a coitada embora para casa em Fullerton pela manhã, sem acompanhante nem dinheiro.

De volta pra casa Catherine sofre com a drástica separação até que Henry vem se desculpar pela descortesia do pai e lhe faz uma proposta muito fofa...


⚜️ 𝓐𝓭𝓱𝓪𝓻𝓪 ⚜️⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️

Essa história é muito divertida.

Jane Austen não decepciona, pela primeira vez ela se faz de autora presente, isto é, conversa com o leitor, o que torna a narrativa engraçada. A heroína é uma fofa, (bem inocente devo admitir) que sem conhecer muita coisa além da sua pequena vila acaba fantasiando demais a realidade.

Creio que Jane está, ao seu modo, satirizando os romances góticos da época.

Essa simplicidade na história faz ela ser ótima para ler em pouco tempo.

Com isso posso dizer com certeza que estou cada vez mais apaixonada por essa autora e sua flexibilidade.

Comments


  • Instagram
bottom of page